terça-feira, novembro 29, 2005

Formandos e convidados. Derretendo com classe


Antes que eu seja demitido do mundo da moda. Vestidos para formatura.
Já estamos no fim de novembro. Falta pouco mais de um mês para a temporada de formaturas. E com a quantidade de faculdades que estão sendo abertas por anos, e na mesma proporção a quantidade de cursos criados, a temporada promete.
De cara, acho um grande sacanagem essa coisa de formatura em janeiro. Quem é agüenta tanta produção num calor de quase quarenta graus? Mas paciência. Não é culpa nossa. Eu, pessoalmente, fiz a minha parte. Formei-me um semestre antes, em pleno agosto, um friozinho gostoso. Minhas avós, muito faceiras, arejaram os casacos de pele. A materna, mais faceira ainda, usou uma daquelas estolas de raposa, com zóinho de cristal e tudo. Ai que meda.
Bom, você não teve essa delicadeza com sua família e não fez doze cadeiras por semestre e agora vai se formar no meio do inferno tropical. Agüenta, não vai dar pra ir pelado. Então, vamos descobrir com que roupa.
Teoricamente, formatura é uma ocasião informal, no máximo auto-esporte. Mas ninguém liga para isso. Eu não sei exatamente onde foi que a coisa se perdeu, mas se perdeu totalmente. Minha melhor hipótese é o medo de que os filhos não casem. É, antigamente, antes mesmo do meu tempo, era natural que os filhos casassem. Aliás, era mais comum casar do que fazer faculdade. Então as famílias tinham essa oportunidade de fazerem uma grande festa, chamar todos os parentes, amigos, conhecidos. Contratar buffet, garçom, mandar fazer vestido. Era assim que funcionava, as famílias se reuniam para casamentos e para enterros.
Nossa geração quase acabou com a oportunidade do casamento. Não discuto. É bem razoável. Afinal a gente acaba descobrindo que a festa do casamento pode custar mais do que um carro novo, ou que a entrada de um apartamento.
Mas, a família sente falta. E pelo jeito transferiu tudo para a formatura. Formatura, hoje, é mega-evento. Exige figurino à altura.
Então, não adianta eu ficar aqui dizendo que é ridículo você ir de vestido longo, e seus convidados meterem um terno e gravata no meio de janeiro. Não tem mais jeito, agora é assim que funciona.
Na verdade, tem uma chance, caso você se forme e depois faça uma festa simples, só sua. Mas se tiver no convite a menção que depois tem baile, daí danou-se, o povo se empolga e dê-lhe pedraria.
Portanto, formandas, liberou geral, podem usar vestido longo, com fenda, saia esvoaçante, bordado, tomara-que-caia, modelo exclusivo, de alta-costura. Não tem limite. Amigo formando, você está lascado. Vai usar terno escuro, camisa branca e gravata de boa qualidade, sapato amarrado de solado de couro. Inventou de se formar em janeiro? Agora agüenta.
Mas isso é o que você vai usar na festa. Na cerimônia, geralmente se usa a toga. Então, vamos a algumas dicas. A toga é uma roupa larga, sem forma, e preta. Na cintura tem uma faixa larga, colorida e brilhosa. No lugar do pescoço, você terá um colarinho branco e muito, muito babadinho. Entendeu? Eu desenho: é roupa de gorda. Deixa qualquer um gordo. E é muito quente. Ainda mais quando você soma que vai usá-la sob luzes especiais para as fotos e vídeo. A toga quase sempre é de viscose, tecido ordinário, que além de quente, marca tudo. Portanto, por baixo da toga use o menos possível. É não dá para usar o seu vestido, muito menos um terno. Mulheres, usem meia calça e combinação. Homens, usem calça comprida – PRETA- e camiseta. E ambos, sapato e meia PRETOS. Não, não tente dar um toque pessoal, não queira se destacar, a única coisa que você vai conseguir é estragar as fotos de todo mundo.
Sandália pode? Até pode, mas fica esquisito. Você toda tapada com o pé quase de fora. Dá um desequilíbrio.
Se aparecer é o seu destino, você não aguenta, nem se controla. Invista num belo brinco.
Homens, sugiro não usar relógio, pela mesma razão de não usar camisa: o punho aparecendo chama muito a atenção.
Quando for provar a toga, marque a bainha pelo meio da canela. É um comprimento ingrato, mas dá certo com qualquer sapato PRETO que você queira usar. E nos caso dos homens, deixa parecer a porção correta da calça PRETA que você vai usar (com sapato social e meia PRETOS).
E mais, sabe o capelo? Aquele chapeuzinho ridículo cheio de pluminhas? Pois é, você vai ter de caminhar com ele do reitor até o seu lugar. Então, lembre-se disso quando for escolher seu penteado. Portanto, um coque no alto da cabeça é uma péssima escolha, porque o capelo vai cair e você vai pagar mico. Falando em penteado, e junto maquiagem, é bom testar tudo uma semana antes, caso vá fazer algo diferente. Também é bom lembrar que você pode ser surpreendida no dia com um calor mais forte ou com chuva, e aquele cabelo lindo e liso ficar parecendo uma espiga de milho. Evidentemente, uma data tão importante não é a melhor ocasião para testar um novo visual, como um novo corte, uma nova tintura. Afinal, de cerro ou não, você vai ter que comparecer na sua própria formatura. E também não esqueça que você vai ser filmada e fotografada como se estivesse na ilha de Caras, portanto informe isso para o maquiador. Os doutos formandos, que larguem não de ser tão machos e cogitem a hipótese de passar um pouco, um POUCO, de pó compacto, só para tirar o brilho do nariz e da testa nas fotos. E já que a ocasião merece, uma limpeza de pele uma semana antes é uma bela idéia. Não na véspera, que você vai ficar todo vermelho e inchado.

E os convidados? Homens, paciência, terno e gravata. Se a festa na seqüência for oficialmente informal, calça, camisa e blazer. Calça jeans, em hipótese nenhuma. Mulheres, deixem de ser competitivas, pelo menos dessa vez, a estrela da festa é a formanda. Vestido longo só para ela. O seu vai ter de ser pelo joelho. Tudo bem, pode ser assimétrico, ter pontas, mas deixe o da formanda ser um pouquinho melhor.

Feitas as concessões, o que se pode sugerir?
Homens, os ternos risca de giz, embora sejam clássicos, foram muito usados nos últimos dois anos, portanto, estão um pouco desgastados. Eles também podem ficar estranhos nas fotos. Se for usar riscas, escolha as mais largas. Terno escuro, que é regra. O cinza é sempre mais poderoso e o azul-marinho mais jovial. Camisa, invariavelmente, branca para os cursos mais formais. Os demais aceitam os tons bem claros de azul e lilás. Gravatas da moda, já falei nelas outro dia, tem listas diagonais. A cor do momento é, de novo, o lilás. Os colarinhos estão mais abertos e os nós mais largos. So british, indeed.
Mulheres. Aproveitem o calor e descubram que hoje a moda é braços de fora. O decote V anda bem cotado. E a estrela da hora é a cintura, que voltou para o devido lugar, ou mesmo acima, logo abaixo dos seios, o tal corte império. Vestidos justos estão fora de moda, o corte atual é, no mínimo, evasê, podendo chegar até o godê. As cores são fortes e claras. O laranja tem agradado muito. Os azuis escuros são muito sofisticados. Se eu tivesse de excluir alguma cor da atual paleta de moda festa, excluiria os verdes frios, aqueles puxando para o azulado. Bordôs também andam meio em baixa, assim como o próprio vermelho. Definitivamente, esse verão não é do preto.
As sandálias seguem metalizadas. Bolsa de festa é sempre pequena, e nãoprecisa combinar com o sapato, basta combinar com o conjunto.
A dica final é a mesma de sempre. Não adianta a roupa ser bonita no cabide se não lhe vestir bem e lhe deixar com o mínimo de liberdade de movimento. E sempre é bom levantar o assunto nas reuniões da turma, que é para ninguém chegar no baile parecendo Carrie, a estranha.
Inspire-se. Versace, Tessuti, Carlos Miele, Iódice, Raia de Goeye.

81 Comentários:

Anonymous Dani Feldens disse...

Olá Ser muito especial !

Amei sua analogia casamento vs formatura !!! Vovó adoraria portar uma estolinha básica , com direito a olhinho brilhante e outras coisinhas mais ! E quer saber , eu também !!! Lógico que nalgum evento em janeiro, em algum chateau no Vale Loire ....pode ? Me autoriza ?
Querido , acabei de ler seu e-mail e estou muito emocionada !!!
Senti um calor tão terno no coração !!
Não sei porque , mas escolhi uma música chamada Your Song - Billy Paul para servir como trilha ....enquanto lia seu e-mail ...energias do universo ...

beijo & amor , always !

29/11/05 00:11  
Blogger Lutti disse...

Vou conferir a trilha. Love you

29/11/05 01:06  
Blogger Fernanda Souza disse...

Adorei suas dicas. Me formo em janeiro e acho que não estou muito por fora... Escolhi um modelo do andré Lima parecido com o da segunda foto. Só farei numa cor lisa, ao invés de estampa, para ficar menos informal... que tecido você me sugere? estão querendo me enfiar o musseline (não sei se é assim que se escreve) mas sou meio resistente a ele, embora como será longo e solto, acho que dá...

Puxa, fiquei com vergonha agora. Fui numa formatura de longo e justo no início do ano e a formanda estava de vestido curto. Este ano pretendia usá-lo de novo... mas acho que vou deixar para ir a um casamento. Quando tiver... realmente, eu até pensei num vestido branco... vai que eu não me caso! haha

29/11/05 01:59  
Anonymous Ale Lain disse...

Ai, nunca gosto de ir e nunca vou a formaturas (nem na minha eu fui..rs). Será que tenho pobrema? rs.

29/11/05 08:02  
Blogger Adri Amaral disse...

bom, como tu deves te lembrar eu me formei no inverno, jamais me formaria no verão. e meu vestido era da saudosa druska, bordô. bjos e miss you... o fabricio tb achou a msma coisa q tu do manderlay

29/11/05 10:13  
Blogger Denise Arcoverde disse...

Problema nenhum, Ale!!! eu ia dizer exatamente a mesma coisa, nunca na vida fui a uma formatura e casamento pouquissimos, minhas amigas, quase todas, se juntaram, nunca casaram...

Mas, ADOREI esse post, Lutti, tem tanta menina (e menino) por aí, precisando dar uma lida nisso tudo! sempre que souber de alguém que vai se formar, vou dar a dica do seu blog, que é utilidade pública..

Também, sempre achei que formatura em janeiro é de matar... aliás, ser fina no calor é dificilimo, estou aqui quebrando a cabeça pros meus encontros de blogueiros... hehehe... NADA como um casaquinho bem cortado e aqui, nem pensar, então, estou apelando pra umas sainhas brancas e leves...

BEIJOCAS!!!!!!!!!!!!!

29/11/05 11:24  
Blogger Lutti disse...

Leitoras que entendem do riscado. Só lêem esse blog pq gostam de mim. Já sabem tudo!!!
Fernanda, André Lima, liso, de musseline, é o que há de mais perfeito na atualidade.
Denise, saia branca e leve. É tudo o que o verão pede.
Eu vou a formaturas e casamentos. E sempre fico emocionado. E às vezes exagero no figurino. Tem jeito não, vim ao mundo em turnê

29/11/05 12:38  
Anonymous Anônimo disse...

Luuti, tu não poderia ter abordado assunto melhor... Tenho duas formaturas, uma em janeiro e outra em fevereiro, mas ainda não sei o q vestir, o calor é o grande vilão ;-( Estou loka p/ um desses modelos "corte império", mas não sei se encontrarei algum do meu agrado...$$$... E são DUAS formaturas, sem contar todos os festejos de final de ano, enfim, preciso urgente de roupas novas, não só p/ festas...
Bjinhus
Ana Carol

29/11/05 15:14  
Blogger Fernanda Souza disse...

Gracias Lutti!
Eu já estava caidinha por esse modelito. O reforço da tua opinião só contribuiu para isso! Quero uma coisa atual, simples e elegante! E não esses modelitos de festa que se repetem há anos.

29/11/05 23:29  
Blogger Lutti disse...

Fernanda, então esse é o ano certo. Enfim saímos da mesmice, que pelo que andei vendo logo voltará. Corra, Lola!!!
Ana, vem pra cá, e a gente compra tudo novo!!!

30/11/05 00:04  
Anonymous Vanessa disse...

Os vestidos que voce selecionou para ilustrar este post estao deslumbrantes!!! E tenho dito.
Beijoes,
Vanessa

30/11/05 01:48  
Blogger dionisia disse...

er... agora estou confusa.

veja bem, me formo no final de 2006 e estou cogitando fazer colação interna, o que me livra de togas, calores sáunicos sobre lâmpadas incandescentes impiedosas de 2 milhões de watts, família falando mal da recepção e um gasto total equivalente a um ano em um bom curso preparatório... enfim, nada certo ainda...

mas quando penso em encarar a colação de grau, lágrimas, músicas cafonas, festa dos 100 dias e o ritual todo, em nenhum momento cogitei em não usar uma calça preta por sob a toga, já que aquele camisolão hospitalar deixa qualquer miss com aspecto de saco de batata amarrado no meio e não existe variações de tamanhos até onde saiba.

note lutti, que sempre acho as formandas altas e magras especialmente mais esquisitas quando togadas, especialmente em relação aquela parte de canela longa e fina que, por mais que combine com uma saia rodada pelos joelhos ou com uma bermuda no mesmo comprimento, fica especialmente esquisita despontando de uma toga sem movimento e sem um ajuste adequado...

trocando em miúdos, se encarar a colação, nao posso usar toga com calça preta de corte reto e um scarpin bonito e de boa qualidade?

30/11/05 17:46  
Blogger Lutti disse...

Pequena Nísia, orgulho do Lutti. Está certíssima. Pode usar a calça sim, mas a boca não pode ser afunilada e o comprimento tem que cobrir a base do salto do sapato. caso contrário, o resultado fica pior que a canela de fora.
E cole grau sim, é um ritual de passagem cafona, mas tem significado.

30/11/05 20:47  
Blogger dionisia disse...

é... gostaria... mas há que se priorizar a formação pós-faculdade. =)
anyway, até lá tudo pode acontecer.

grata pelo esclarecimento!

1/12/05 01:16  
Blogger Flávia disse...

Lembrei da minha formatura, que por causa das greves na universidade, caiu no meio de Março. Sabe aquela musiquinha básica: "São as águas de março..." Pois é! Mas deu tudo certo.
E lá na minha universidade, eles não permitem que nós soframos. Um dia é a colação de grau e só no outro dia é o baile. E como vc mesmo disse, essa geração, tem que aproveitar a formatura mesmo, pois casamento com tudo que tem direito, não rola. A não ser o da looooooooouca da minha irmãzinha, que segundo ela: " Não vou perder de ser a atração principal da festa e andar num tapete vermelho, nem qui..." Pelo menos minha mãe teve essa alegria, hihihihi!

1/12/05 22:09  
Blogger Lutti disse...

Ih, na minha formatura também choveu. Mas foi só uma garoa. Tua irmã está certíssima, hehe

2/12/05 00:41  
Blogger Fernanda Souza disse...

Fui num atelier de costura hoje e troquei o musseline por cetim. Acho que vai ficar mais chique hehe

3/12/05 03:03  
Anonymous Bianca Lemos disse...

Olá...

Achei seu blog por acaso no google, mas adorei as dicas. Minha festa de formatura é no dia 10 de fevereiro. E, pra variar, aquele verão. Vou mandar fazer meu vestido e estou louca atrás de um modelo. Só que a cor tradicional de Jornalismo, não ajuda muito! Sim, VERMELHO. Não combino muito com a cor da sedução e então optei por um vestido estilo grego. Ombros de fora, nada muito brilhante e nem um "tico" de pedraria. Odeio!!!
Mas, ainda não sei que modelo fazer, vejo uns lindos, mas não sei qual estilo ficaria bom no vermelho. Você pode me dar uma dica?

Beijos e Parabéns pelo blog..Amei...Está nos favoritos.

24/9/06 22:51  
Blogger tize disse...

oi lutti..
encontrei seu blog por acaso no google e adorei suas dicas!!!
e também me diverti lendo seus comentarios!!!
Não querer vir pra Bauru ajudar umas formandas de arquitetura desesperadas??? hahahaha

Bjus!

1/6/07 16:24  
Anonymous Anônimo disse...

Vc poderia informar de quem é os vestidos que publica.

10/6/07 15:38  
Blogger katia disse...

encontrei seu blog por acaso no google e adorei suas dicas!!!
e também me diverti lendo seus comentarios!!!
Estou com alguns probleminhas com minha filha,sobre que roupa irei.
ELA JA FALOU QUE NÃO POSSO TIRAR O BRILHO DELA

11/11/07 17:13  
Anonymous Anônimo disse...

Bom,não acho q formatura seja algo informal...como o proprio nome já diz...acredito também que longos não servem para serem usados apenas em casamentos...requerem sim uma ocasião mais formal, mas não menos importante...mas os co mentarios são bons para ajudar a quem nunca teve oportunidade de se preparar para uma situação como essa sem muito exageros!!!

15/2/08 13:54  
Anonymous Natália disse...

obrigada!!! adorei o texto!!!
agora to querendo saber o que usar no inverno... me formo em julho! valeu

19/2/08 16:56  
Anonymous Pamela Lima disse...

Aii..
ameii
me esclareceu mitas coisas...
mas to sem opçao..
sou baixa e quero usar um longo vermelho..sou convidada..
a formatura e de direito..
em março ..
agora final de semana...
me ajudee!
fala aii..
me responda....
mil beijos

3/3/08 21:21  
Blogger Bruna disse...

ADOREI essas dicas!
mas eu moro em RECIFE e mesmo me formando agora em Julho, ninguém merece um longo na vida! será que eu poso ir com um curtinho lindo e ainda ir super chique?
please, me responde!!!
parabéns pelas great tips! love them!

11/5/08 03:51  
Anonymous Joao disse...

Eu gostaria de saber o que devo vestir para ir a uma festa de formatura,somente o bail participarei, entao que devo vestir? é o urgente...

18/6/08 23:11  
Blogger Salati disse...

Eu amei esses comentários.Gostaria de saber pois irei a formatura de minha filha agora em 23 agosto,gostaria de saber o que usar?Vestido, brinco etc

10/8/08 16:10  
Anonymous Nilma disse...

Ola,
vou colar grau amanhã, estou pensando em usar um vestido preto, com uma sandalia de salto fino.
Fica brega?
Nilma Lima

28/8/08 10:46  
Anonymous Anônimo disse...

Olá, na minha colação irei usar um vestido preto, curto, já no baile vou de longo também preto. Você acha que, alguma das minhas escolhas, é brega?
Cordialmente,
Mirella Magda

1/12/08 23:57  
Blogger Lethícia disse...

Olá. Adorei suas dicas e ja estou colocando em pratica, só que tenho uma duvida: fui convida para ir em uma formatura, estava pensando em ir com um vestido longo de malha estampado; as estampas são pequenas e tem cores claras e dicretas: tipo azul claro, verde, cinza. Você acha que ficará bom? Tenho medo de acabar sendo ridicula :)

5/12/08 11:59  
Blogger Pétala disse...

Oi Lutti
Estou morrendo de dúvida... Sou convidada de uma formatura esse final de semana. E como percebe-se o calor está de matar. Por isso resolvi que não iria usar longo (algo que acho que deveria ser usado somentre por formanda e pais).
Resolvi que queria estar diferente na formatura, e tem se visto muito ultimamente, vestidos que mais lembram uma camisona. Comprei um vestido hoje, que pode ser visto no seguinte site http://www.dmylr.com.br/ (clicando-se em produtos, depois feminino, se subindo toda a tela - observe a barra de rolar). Comprei ele em preto. Os detalhes da manga, decote e barra são brilhosos e em mim fica um pouco mais longo (na altura do joelho). Ah, ele é sem o colete. Achei-o bem atual, fresco e descontraído, mas imaginei em produzi-lo com uma sandália de salto fino, o cabelo certo (ainda não sei se solto ou preso) e um brinco grande. Na sua opinião, ficaria legal pra uma convidanda? Ou me mandariam de volta pra casa pra trocar de roupa? rsrsrs - Lembrando que em mim ele fica na altura do joelho, no maximo uns 4 dedos acima.
Beijos... e aguardo ansiosamente uma resposta.

9/12/08 01:47  
Blogger Lutti disse...

Petala,
Se houver baile, o vestido é meio "simplório", mas como disseste é atual. Mas para a cerimônia está legal. Não sei se ele funciona tão comprido. Para garantir o efeito festa, capriche na sandália e no cabelo.
Abç
Lutti

9/12/08 11:35  
Blogger .†. Tayabe .†. disse...

Oww.. acho que fiz cagada =Xx HUSHAUSH..
Assim.. Foi de uma ajuda enoooorme essa diiica =DDD E assim.. to com um probleminha.. =// A formatura é do meu namorado.. é quarta agora.. ai quando eu fui alugar um vestido em todos os lugares me falaram que eu tinha que ir de looongo.. Ai eu aluguei um longo roxo.. ele é bem simples..mas é longo.. e agora t bem perdidaaa =/// O que fazer? O_O Muuuito Obrigada ;)

14/12/08 20:12  
Anonymous  disse...

OI........
Por favor preciso de uma ajuda urgente!!!
Minha formatura é dia 20/12....
Ja comprei meu evstido
Ele é longo, estampado em cetim floral...
Estou com certo receio em parecer informal!!
Estampado combina com a Ocasião??!
Sou alta e magra!!
Preciso de uma ajuda urgenteeeeee!!!!

15/12/08 12:21  
Blogger Lutti disse...

Tayabe,
Podes ir de longo. Todas vão...
Rú,
Não tem nada de informal no estampados, pode usar sem medo

15/12/08 16:43  
Anonymous Anônimo disse...

Olá...

...Amei seu blog...ele é MARA...
...me formo em novembro de 2009...mas já estou preocupada com o meu vestido...nem imagino que vestido usar...mas esse post já me ajudou um pouco...por isso sempre vou dar uma olhada por aki...e por favor...crie outros posts sobre esse assunto...me ajude por favor...

Valeu...

Bjos*

22/12/08 16:42  
Anonymous Anônimo disse...

..adorei a dica me ajudou muito a decidir o q devo usar na formatura da minha cunhada... Estava querendo ir de longo mais agora sei q não posso...bjo..

15/1/09 12:25  
Blogger paulaguida disse...

Olá Lutti,
gostei muito das suas dicas sobre trajes para formaturas.
Estou com um pequeno problema, na verdade minha mãe está. Ela não usa vestido de jeito algum e queria saber se é permitido usar calça no baile. Ela comprou uma calça de shantung de um dourado muito bonito e discreto. É adequada, caso ela consiga uma blusa bonita que combine? Conto com sua ajuda. Obrigada.

9/2/09 13:08  
Anonymous Anônimo disse...

Adorei as dicas só que estou com uma duvida enorme, meu namorado alugou smoking com a gravata e a faixa da cor do meu vestido, será inconiente ?

25/2/09 13:07  
Blogger Lutti disse...

Pode deixar a mamãe ir de calça de shantung. Quem sabe combinar com uma trenchcoat de organza????
Anonima, gravata e faixa na cor do vestido é muito, muito, muito brega. Era brega até nos anos 80...

25/2/09 13:16  
Blogger nanda disse...

Casaco de péle??estola de raposa??que horror, além de brega é exemplo da futilidade humana e me admira você colocar uma citação tão antiecológica assim no seu post.

NÃO À MORTE DE ANIMAIS!!!!


Péssimo.

27/2/09 18:27  
Blogger Lutti disse...

Brega não é. Não mesmo. É algo que tem mais significado para as mulheres de outrora, mas que continua tendo sua dose charme. Este não é um blog ecológico. Nem fútil.
NÃO À MORTE DA LIBERDADE!!!!

27/2/09 23:48  
Anonymous Anônimo disse...

Olá Amiguinha!

Sinto muito lhe informar, mas quem se forma no meio do ano são aqueles que passaram para o segundo semestre, atrasaram algum período ou em alguns casos cursos de períodos ímpares ou cursos de única entrada para o segundo semestre.Fora isso seu comentário sobre moda é pertinente!

23/5/09 11:42  
Blogger Lutti disse...

Ou, anoniminha, quem adiantou vários créditos e conseguiu se formar um semestre antes...Que tal?

23/5/09 16:39  
Anonymous Anônimo disse...

Realmente, apologia à morte de animais em prol da vaidade alheia é algo que deveria ser repudiado por todos. Desisti de ler seu blog por isso. Espero que um dia vc tome consciência...

29/5/09 23:25  
Blogger Lutti disse...

Ah, esse papo PETA é muito cansativo. Dó dos bichinhos todo mundo acha fofo ter, mas daí eu penso naquelas crianças em fábricas asiáticas fazendo roupas de poliéster...Pois é, crueldade é algo abominável sempre, mas querer endereçar o ódio é um escapismo fácil, não acham? Acredito que há questões mais urgentes no mundo do que salvar os aminais peludos. E, bem, deixar de ler um bolog me parece uma atitude muito ineficaz nessa luta. Mas, como sempre, respeito a liberdade e a felicidade de cada um.

30/5/09 14:39  
Anonymous Anônimo disse...

Olá! bom queria sua opinião, vou a formatura da minha cunhada, que por sinal não conheço e não queria causar mal impressão. o que faço? vou de curto não é? mais e o decote?
me ajudaaa!

14/6/09 21:48  
Blogger Lutti disse...

Como assim " e o decote"? É um formatura, não um show erótico. Use um decote "normal"...

15/6/09 14:16  
Anonymous Anônimo disse...

não..o decote é normal, tipo tomara que caia, nada exagerado.
a cor é verde escuro, qual a cor da sandalia e acessórios posso usar?

20/6/09 16:37  
Blogger Lutti disse...

Para o verde escuro eu acho que o verniz preto é melhor aposta. Para as jóias, prefiro ouro branco, pq dourado fica muito natal...

20/6/09 20:07  
Blogger Claudia disse...

Adorei seus comentários!!

Super pertinentes!
E que cada um faça as escolhas que quiser!

24/7/09 15:41  
Blogger sandy disse...

Bom dia, vou à formatura de bombeiro do meu irmão...no conite diz que tem que ser londo,pensei em usar um vestido branco, será que se eu colocar um acessório colorido na roupa vai ficar bom?

Bjos

21/10/09 12:01  
Blogger Lutti disse...

Sandy,
Não há nada de errado em usar vestido de festa branco, ele só não pode ter cara de vestido de noiva ou debutante. Acessórios coloridos dão certo, mas não tenha medo de combinar o branco com cores neutras tamém.

21/10/09 17:20  
Blogger Reh_teles disse...

Vou ser madrinha do meu primo, na formatura da 8 série, estou pensando em ir com vestido um pouco acima do joelho, marcando a cintura, só não sei q corte de saia.

5/12/09 11:59  
Blogger naty disse...

ooi adorei as suas dicas
mas oq eu gostaria mesmo saber é se eu posso usar um vestido da mesma cor que o da formanda?? o vestido dela é vermelho e eu fui convidada de ultima hora e o unico vestido social que eu tenho é VERMELHOO uasaushaushu
oq eu faço??

15/1/10 16:29  
Blogger Lutti disse...

Naty,
Se vc sabe a cor da formanda, seria delicado evitá-la. Se não tem jeito, combine com uma echarpe ou bolero de outra cor para dar uma desviada.

18/1/10 22:12  
Anonymous Anônimo disse...

sou irmã do formando..e gostaria de saber se necessariamente devo ir de longo!

21/1/10 01:21  
Anonymous Anônimo disse...

Adorei as ditas!!
mais gostaria de saber, tenho um vistido colorio pro tom amarelo, daquele tecido tipo roupa japoneza, e vc acha que vc ficar mtu colorido ou aparecer as que a formanda???

23/2/10 10:19  
Anonymous Anônimo disse...

Adorei as ditas!!
mais gostaria de saber, tenho um vistido colorio pro tom amarelo, daquele tecido tipo roupa japoneza, e vc acha que vc ficar mtu colorido ou aparecer as que a formanda???

23/2/10 10:20  
Blogger Lutti disse...

Não se preocupe como vestido amarelo, se preocupe com o jeito que vc escreve...

24/2/10 11:31  
Blogger Claudinha disse...

Olá! Primeiro preciso dizer que amei as dicas, sem contar o bom humor! Preciso de help se for possível... minha formatura será em agosto (friiio), mas não queria usar um vestido longo porque sou baixinha, e também porque a universidade não tem a tradição dos bailes (=C), assim a festa será particular. Pergunto: Posso usar um vestido acima do joelho ou é deselegante para a ocasião??

Beijos

15/4/10 17:01  
Blogger Lutti disse...

Claudinha,
Não há nada de deselegante. Cafona mesmo é esse desfile desnecessário de longos. No seu evento, é muito mais adequado usar um coquetel dress curto ou curtíssimo, ao seu gosto.

16/4/10 11:08  
Anonymous Anônimo disse...

adorei suas dicas
mas vc poderia dar dicas de moda infantil

2/5/10 09:58  
Blogger Lindinha disse...

adorei suas dicas mas você poderia dar dicas de moda infantil

2/5/10 10:00  
Blogger Lutti disse...

Lindinha,
É só procurar aqui no bloguinho mesmo que vc vai encontrar textos do tio Lutti só para baixinhos!

2/5/10 17:24  
Anonymous Anônimo disse...

Vou me formar no final do ano. Sou da comissão de formatura da faculdade. O traje pedido é smoking para os homens. Gostaria de saber se os homens podem usar gravata e faixa da cintura de cetim na cor azul (cor da faixa de grau dos alunos de exatas)ou se é muito brega.

21/5/10 01:58  
Blogger Lutti disse...

Não dá... faixa e gravata coloridas são muito anos 80. O próprio uso da faixa, mesmo em preto já está esquecido. Agora, colorido é brega demais. Aliás, smoking em formatura já é brega o suficiente, melhor não piorar.

21/5/10 14:22  
Anonymous Anônimo disse...

gostaria de receber uma dica sobre cor e tecido e se longo ou curto para madrinha de uma turma de formatura agora em agosto no sul de sc

19/6/10 19:07  
Blogger Lutti disse...

Madrinha,
A festa não é sua. Vá de curto, em tafetá escuro.

7/7/10 12:12  
Anonymous Anônimo disse...

tenho uma fomatura para ir estava pensando em ir de terninho combina com a ocasião? larissa

18/7/10 21:50  
Blogger Lutti disse...

Larissa,
Combina com a cerimônia e com janta ou almocço em lugar informal, mas não vai funcionar numa festa mais elaborada ou no baile.

19/7/10 11:14  
Anonymous Anônimo disse...

o que posso usar de roupa na formatura vou participar da colocação de grau e depois uma janta eu moro na serra e esta fazendo frio de 3 graus a noite usar vestido fica um pouco dificil o que eu faço?

19/7/10 12:05  
Blogger Lutti disse...

Você usa um vestido mais fechado com mangas compridas, com segunda pele e meas por baixo.
Ou você usa um terninho de festa, feito em bom tecido, como um veludo, um shabtung ou gorgorão.

19/7/10 22:28  
Anonymous Anônimo disse...

Gostei muito de suas dicas. Tenho uma dúvida, vou dançar a valsa dos formandos com meu irmão (que é formando de Direito), posso usar um vestido na altura dos joelhos, preto e de paetês? Vai ficar demais de exagerado ou fora do padrão por ser curto? Afinal, valsa é valsa não é?

26/11/10 21:22  
Anonymous Anônimo disse...

Preciso de ajuda URGENTE!!

Sou formanda e a festa será no final do próximo mês.Só que há um probleminha, não uso vestido.. É, eu sei, sou louca..rsrs
Preciso de uma dica do que usar no dia. Espero sua rsposta o mais rápido possível!! rsrs

22/1/11 21:05  
Blogger Lutti disse...

Sem problemas.
As lojas hoje em dia estão cheias de modelos de macacões de festa. Um modelo sem mangas com gola canoa e pernas bem largas funciona quase como um vestido. Vale um toque de brilho na gola ou na cintura.

23/1/11 20:28  
Blogger Cristiane Freire disse...

na minha colação vou usar um vestido de tafetá cinza escuro. Tem problem se ficar mais longo que a beca, que é preta?

1/2/11 18:48  
Blogger Lutti disse...

Cristiane,
Como o vestido é escuro não é tão grave, mas o problema é que vc vai passar muito calor e seu vestido vai ficar todo amassado...

2/2/11 21:19  
Anonymous Adriana Brito disse...

Amei sua dicas, vou a uma Formatura agora em Março, embora estudo moda estou meio confusa no que usar,

bjs

25/2/11 15:59  
Blogger SIMONE disse...

OLÁ!! ADOREI SEU TEXTO RECHEADO DE DICAS!...MAS ESTOU EM UM DILEMA...TENHO FORMATURA EM DEZEMBRO, MAIS PRECISAMENTE DIA 17...SOU CONVIDADA,E ADORO UM LONGO!!! POSSO USAR SEM TIRAR O BRILHO DAS FORMANDAS? O LONGO,ALÉM DE SER LINDO,ALONGA A SILHUETA, E ESTOU A PROCURA DE MODELITOS QUE EMAGREÇAM,JÁ QUE ESTOU CINCO QUILOS Á CIMA DE MEU PESO NORMAL...ESTOU "CORRENDO" DOS CETINS OU DE QUALQUER TECIDO QUE ME DEIXAM MAIS 'CHEINHA",KKKK,QUERO FICAR BEM VESTIDA E CONFORTÁVEL,SE PUDER ME DAR MAIS DICAS, AGRADEÇO, BJS...

26/10/11 17:01  
Blogger Lutti disse...

Simone,
O que alonga não é só o comprimento, é também o corte, a cor, os acessórios.
Para uma formatura em dezembro, a escolha pode ser um modelo como esse Iódice do texto, em jersey de seda.

26/10/11 22:48  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Início