terça-feira, março 27, 2007

Casamementos - mães e madrinhas




Minha política estética para roupas de casamentos é clara: esqueça a moda, esqueça o vestido dos sonhos, esqueça o arraso, pense apenas nas fotos. Casamentos podem acabar, modas podem passar, mas fotos ficarão lá para sempre.
Muitas noivas nem pensam nisso, mas a composição do altar não se resume ao seu próprio vestido e às flores. Basta que uma madrinha esteja com o vestido errado e tudo (todas as fotos, principalmente) será comprometido.
Sejamos francos, o altar todo deve girar em torno da noiva, é ela, sim, o centro das atenções da festa, mas ela não é a única atração. E hoje, com a volta dos cortejos exagerados, com mais de quatro casais de padrinhos, é preciso pensar seriamente nessa questão.
O primeiro passo, por óbvio, é planejamento. A noiva define o que quer, como quer que seu casamento seja. Então é preciso fazer uma reunião com a presença das mães (noiva e noivo) e madrinhas. Nessa reunião, na qual é aconselhável, inclusive, a presença de um stylist, serão definidos os dois pontos nevrálgicos do altar: cor e comprimento.
Sobre a cor, é preciso buscar sempre uma harmonia do cortejo, e garantir o destaque à noiva, portanto, nenhum vestido será da mesma cor que o dela. As mães da noiva e do noivo terão também seu destaque, cada uma em uma cor, sendo que aquela escolhe antes desta. Ou entram num acordo, sempre considerando que serão elas as mais próximas à noiva no altar, devendo servir-lhe quase como uma moldura (daí a escolha recair geralmente em tons mais escuros).
Depois vêm as madrinhas. E aí está, geralmente, o grande problema. Pode-se optar por todas as madrinhas usando a mesma cor, ou variações da mesma cor. Mas se esta não for a idéia, nenhuma cor poderá se repetir. Além disso, é preciso considerar que as madrinhas funcionam como um pano de fundo para a cena do altar, logo nenhuma cor pode chamar muito a atenção.
Já não fosse suficiente, é preciso pensar nas flores, para que as cores se complementem sem se anularem, madrinhas com roupas na mesma cor das flores tornam o altar monótono.
E o comprimento? O ideal é que seja o mesmo. Assim, as duas mães usarão longo ou chanel, ou pelo joelho. Todas as madrinhas usarão o mesmo comprimento. Isso, é claro, levará em conta o estilo e horário do casamento. Entendam que vendo o altar da platéia, ou nas fotos, uma madrinha em cor ou comprimento diferente das demais destoa e chama muito a atenção, estragando o equilíbrio da cena e disputando com a noiva.
Não vamos nos deter no que todo mundo já sabe, ou seja, que tecidos nobres, brilhos e longos só são admissíveis em casamentos noturnos, na mesma rigidez em que chapéus de abas largas só se usam durante os horários de sol. E em hipótese alguma se usa preto no altar.
Outra delicadeza a ser observada nos casamentos na igreja é um certo recato. Evitam-se vestidos muito decotados ou ombros desnudos no altar. A noiva usará um bolero de renda ou tule. As madrinhas usarão um bolero ou estola na cor do vestido ou em tom complementar.
Ainda temos que falar sobre os noivos, os padrinhos, os convidados e, por que não, sobre o vestido da noiva. Na seqüência, nos próximos dias.

Marcadores: , ,

7 Comentários:

Blogger Dandara Bayer disse...

Hey!

estava procurando coisas pelo google e achei seu blog.

amei!
ótimas dicas, ótimos textos, andei revirando os arquivos..rs..

então é isso, como achei o blog suuuper interessate, resolvi comentar \o/

bjos

28/3/07 17:08  
Blogger lorena disse...

lorena ribeiro.

ola! vou ser madrinha de um casamento. e será a noite.
Tenho 19 anos e não sei o q usar..
me ajude.
Anoiva quer que as madrinhas vão de vestido longo.
Sou morena tenho 1.60 de altura. e sou magra.
obrigada

7/7/08 14:41  
Anonymous Anônimo disse...

Tenho um casamento no dia 24 de abril onde serei uma das madrinhas.A cerimônia e a festa serão num salão de um restaurante,onde terá um coquetel,e música pra se dançar.A noiva irá vestida como tal.Será às 19 horas.Tenho 44 anos ,magra,tenho pouco quadril,pouca bunda,sou meio reta.tENHO 1.57M DE ALTURA,MORENA CLARA.Me visto sempre bem moderna.Meu cabelo é castanho claro ,com mechas clars;cabelos até o ombro ,quando escovado.Queria sugestão de cabelo e bolsa,sapato.aguardo e.mail:maluschil@gmail.com

12/4/10 01:38  
Anonymous aparecida disse...

SOU MORENA ,160 ALTURA ,60KG E QUERO SABER QUE ROUPA USAR EM CASAMENTO SOU APENAS CONVIDADA .....
BJUSSSSS APARECIDA

15/1/11 23:47  
Blogger thanes56 disse...

Nao entendi mt bem .Vc fala de nao usar roupas claras.Logo coloca uma foto:Mae ou sogra,madrinha,com roupa branca e outra com bege.Nao entendi nada.E`o preto,liberado so para convidada.Madrinha...jamais?
abracos
Lu Thanes

13/3/11 01:16  
Blogger Lutti disse...

Pois é Lu, pouca gente entende, cada vez menos...
Essa coisa das cores é bem simples. A festa é da noiva, quem brilha é ela, quem decide é ela. Se a noiva quiser as madrinhas de preto, ela manda.
Mas quando se trata de casamento, na dúvida sempre vale o que for mais tradicional. E madrinha de preto, então, NUNCA.

17/3/11 00:07  
Blogger Raquel Moreira disse...

Olá
Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo blog.
Meu nome é Raquel e sou responsável por parcerias de diversos sites e gostaria de lhe convidar para ser nosso parceiro também, possuímos diversos sites relacionados a moda todos com ótimos posicionamento no Google e grande número de acessos onde poderíamos trocar links, um dos nossos sites é esse.
http://www.camisafeminina.com.br
Vamos conversar mais a respeito.
email: raquelmoreira100@gmail.com
Msn: raquelmoreira1000@hotmail.com

25/8/11 15:33  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Início