quinta-feira, setembro 20, 2007

Moda jovem senhora






Atendendo pedidos.

Lutti,

Procurando no google, pela roupa certa para uma jovem senhora, encontrei um artigo seu intitulado "panos" que muito me agradou e que vai até na contra-mão de alguns personal stylisters que carregam a mão em musselines, jeans e outras coisas que sempre achei horríveis, mas me sentia como se eu é que estivese errada, inadequada, entende?
Por tê-lo encontrado e ter achado tão pertinente tudo o que você disse, é que escrevo-lhe agora buscando sua orientação.

Meu nome é XXXX, resido em Belo Horizonte, sou advogada, 51 anos, meço 1,55 e peso 70 quilos ( !!! ). Sou morena clara, que quando tomo sol fico bronzeada, mas quando não, fico meio amarelada, esverdeada. Fico péssima de lilás e verde exército e rosa desbotado seco.
Apesar de baixinha e cheia... tenho um rosto quadrado, interessante, que me favorece o uso de bijouterias e jóias, mais especificamente brincos grandes (com bom senso). Detesto bijouterias "que parecem jóias...e coisinhas delicadinhas."

Como advogada - roupa profissional - me meto num terninho, sempre. Mas cansei. E não fico muito bem de saias...
Gostaria de saber o que posso usar no lugar dos batidos terninhos, que hoje qualquer pessoa compra um tecido sintético - tipo oxford- e anda de terninhos. Horríveis...

Também, não sou advogada nas 24 horas do dia e aí é que fica complicado.Cinema, choppinho com meu marido e amigos, acompanhar minha filha ao shopping, ir a um churrasco, almoçar fora num domingo, sair para dançar com meu marido...e , definitivamente, acabo caindo nas calças jeans, pois acho que outro tipo de roupa me envelhece.Mas fico meio desconfortável, deselegante.

Bem, acho que você já captou. Profissionalmente, o que vestir além dos terninhos?

Fora do horário de trabalho, o que vestir que possa ser jovial com um toque de modernidade, sem ser matrona e nem perua?

Tenho todos os livros da Glória Kalil, mas ela escreve para quem é magra. Além disso, como você disse, o mercado se esqueceu das mulheres dos 35 a 55 anos...

Você poderia me ajudar me dando toques, dicas que me favorecem?
Fico-lhe muito agradecida.


Pois é colega, a tal moda jovem senhor é continua sendo uma lacuna no mundo fashion. Mas vamos lá, pequeno Lutti está aqui para ajudar vocês, mulheres na plenitude da feminilidade e no desamparo da moda.

Primeiro de tudo, para tudo, como assim você não fica bem de saia? Olha, está para nascer a mulher que fique melhor de calças do que de saia. Simplesmente porque saias são sempre mais joviais, mais femininas e mais adaptáveis aos diferentes formatos de corpo. É que a saia não marca o fim dos glúteos, pode disfarçar os culotes, pernas curtas, coxas grossas, enfim tudo o que a maioria das calças apenas enfatiza.

Então, para começo de conversa, não é que você não fique bem de saia, provavelmente você não está escolhendo as saias certas para o seu corpo. Pela sua altura e peso, uma saia em corte evasê (ou seja, que vai ficando um pouco mais ampla em direção à barra) na altura dos joelhos, lhe vestirá melhor do que qualquer calça.
Então, a primeira alternativa para as roupas de trabalho é substituir os terninhos por conjuntos de saia e casaco.
Outra alternativa, é trocar o casaco dos terninhos por opções mais flexíveis, como por exemplo camisas e cardigãs, ou casacos de malha cachecoeur. Os twinsets também são uma boa variação. Evidentemente, as mesmas combinações podem ser feitas com saias.

Daí vêm as horas de folga. Na verdade muitas mulheres me questionam sobre o que usar no tempo livre, o que usar para esses programas do cotidiano, de uma ida ao supermercado a um cineminha no fim de semana.
Realmente, é ainda mais difícil do que achar as roupas de trabalho ou de festa. De novo, e inclusive, porque a maioria das mulheres não se sente à vontade para usar saias ou vestidos.
Amiga madura, sabe do que você precisa? De duas calças. Uma de sarja bege, que você usa como se fosse uma calça jeans, combinando com casaquinhos de malha com zíper, com blusinhas de meia manga, com regatas e camisas, com camisetas justinhas, com malhas em gola V, combinando com sandálias rasteiras, com tênis street, sapatilhas, com sandálias de plataforma de madeira e bolsas grandes e desestruturadas. Essa calça terá cintura levemente baixa (uns quatro dedos abaixo do umbigo) se ajustará perfeitamente ao seu quadril e cairá reta até a bainha. Os bolsos frontais devem ser tipo faca e não podem se abrir enquanto você estiver em pé. Os bolsos traseiros terão ou não lapelas externas, conforme você precise ou não dar volume aos seus glúteos.
A segunda calça será uma pantalona (cintura alta e bainha de boca larga, sem bolsos) de linho ou crepe, preta, marinho ou branca, conforme seu gosto. Essa será sua “calça descontraída fina” e você vai usa-la com batas ou camisas de seda, blusas com bordados, blusas vaporosas. Vai combiná-la com sandálias rasteiras metálicas ou com pedrarias, com sandálias de tiras finas, com mules, com sapatos peep-toe.
No inverno, você pode manter a calça de sarja com tênis, ou pode substituí-la por uma calça de gabardine de lã marrom ou xadrez. A pantalona de linho, você troca por uma calça de lã ou camurça preta e passa a combina-la com botas de bico fino e salto médio.

E amiga, para não cair no visual matrona, o truque não está só nas roupas, mas também, se não mais, nos acessórios. Renove suas bolsas e sapatos a cada estação, escolhendo peças da moda, o mesmo vale para as bijuterias. E não esqueça de manter um bom corte e coloração de cabelos.
Outra coisa que as jovens senhoras precisam aprender a escolher são as armações de óculos. Não há produção que resista a um óculos antiguado.

Oh, quer saber, coisa simples: corre lá e liga a tevê na novela das oito, pode usar o que a Vera Holtz e Glória Pires usarem, e fique longe do que a Yoná Magalhães e a Dédora Duarte vestirem.


Marcadores: ,

11 Comentários:

Anonymous Diana Guimarães disse...

Lutti,
Amei seus comentários sobre a jovem senhora.
Ai ! Se eu pudesse iria agora mesmo para o Rio Grande do Sul e lhe contratava para me dar uma assessoria, aulas de 8 horas por dia, durante uma semana!!!!
Espero poder continuar contando com você. Um grande abraço e muito obrigada.
Diana

21/9/07 06:53  
Blogger Ju disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

23/9/07 16:40  
Blogger Ju disse...

Lutti,

Desculpe-me recorrer aos comentários para pedir ajuda, e não ao mais que devido e-mail!

Sou mais uma formanda (:s) procurando desesperadamente um bom vestido preto para usar durante a noite. Andei muito pela internet, mas, sem exageros, nada me ofereceu mais segurança do que esse blog. Li com atenção as suas dicas, mas gostaria de ver mais modelos indicados para as pequenininhas e magrinhas. Tenho pele morena clara e cabelos curtos.

Conto com a sua ajuda.

Atenciosamente,
Juliana.

23/9/07 16:42  
Anonymous Bia disse...

Eu amo os looks da Marion Novaes. Essa mulher está um estouro nesta novela. Ela prova que uma mulher acima dos 50 e cheia de corpo pode ser megainteressante e chiquérrima. A prova disso é que meu pai suspira ao ver a Vera Holtz.

24/9/07 18:17  
Anonymous Anônimo disse...

Maravilhosas as dicas. Amei todos os comentários. Tenho 1,60, 67 kls e 52 anos, sei que estou acima do peso, mas só quero ser elegante e feliz. Obrigada.

23/11/09 08:51  
Blogger Renata disse...

Lutti,
Meu nome é Renata e moro no espírito Santo, tenho 23 anos e sou casada, acredito que esse é o maior dos meus problemas na hora de me vestir, ainda não consegui encontrar um equilibrio para minha idade e meu estado cívil. Vou explicar melhor, ás vezes, sinto que estou vestida como uma velha, em outras, como uma menininha. Gostaria de saber me vestir de forma adequada a minha idade, mas também como uma senhora, jovem senhora. Tenho muita dificuldade para me vestir, acho que ás vezes estrapolo, querendo valorizar meu corpo, e temo ficar vulgar. Sou professora e também sinto dificuldades para me vestir no trabalho, de forma confortável e elegante. Por favor, me ajude!!!
Desde já, obrigada.

15/4/10 20:34  
Blogger Lutti disse...

Renata,
Acho que vc precisa de um trabalho maior do que o possível aqui nesse espaço...Entenda que vc ainda não é uma jovem senhora. Talvez o que vc esteja procurando é mudar o foco de destaque do seu corpo. Comece a marcar a cintura mais do que quadril ou decote, esse é sempre um caminho seguro para a elegância. Também confira se suas saias e vestidos estão no cumprimento certo: um pouco acima do joelho. E invista em tecidos leves e naturais como algodão, linho e malhas que passam a imagem jovem e sóbria que vc quer.

16/4/10 11:06  
Blogger vaininha rodrigues disse...

tenho 1,52 e 58 kg, me ajude por favor, que tipo de conjunto de calça e blusa daria certo para mim?

15/5/10 17:08  
Blogger Lutti disse...

Vaininha,
Mas isso depende de tanta coisa... do seu formato de corpo, das suas cores pessoais, do seu estilo de vida... Eu sou stylist, não vidente!

17/5/10 13:02  
Anonymous maria aparecida disse...

PRECISO DE UMA ROUPA P ANIVERSSÁRIO DE MINHA NETA DE UM ANINHO SEI QUE ESTOU ACIMA DO PESO MAS QUERIA SER UMA ELEGANTE TEM COMO ME DAR UMA DICA TENHO 54 ANOS OBRIGADA

23/1/12 15:25  
Blogger Lutti disse...

Maia Aparecida,
Um vestido tipo chemisie ou envelope de mangas 3/4 e pela altura do joelho veste bem qualquer corpo.

24/1/12 23:33  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Início